Utilidade pública: se protegendo dos vírus do Facebook

18 de abril de 2014
Facebook_virus

O Coletivo Virtual, além de informativo, presta serviços para os seus leitores também :p. Hoje, o assunto é Facebook, a rede social do nosso tempo.

 

O uso acentuado do site, obviamente, o transformaria num “canal de maldades” na internet. É por aí que somos atacados pelos Vírus do Facebook. Eles já existem há algum tempo, mas estão se alastrando e se mostrando bastante atualmente. São basicamente dois tipos de vírus: os que criam uma publicação falsa e marcam amigos (e até amigos de amigos) e outro que faz seu perfil curtir páginas sem sua autorização (geralmente páginas de conteúdo adulto).

 

Esses vírus, na verdade, são malwares, programas maliciosos. Geralmente “pegamos” esses malwares porque acessamos o Facebook de vários dispositivos diferentes, e alguns deles estão infectados pelos vírus. Esses programas roubam nossa senha da rede social, e por isso conseguem gerar este comportamento estranho nos nossos perfis.

 

Algumas dicas para evitar estes problemas:

- troque a senha: isso atrasa a ação dos malwares.

- “limpe” o dispositivo: garanta que o smartphone, tablet ou computador não estejam infectados com estes malwares.

 

O próprio Facebook oferece um serviço de reconhecimento e aviso sobre estes “problemas”. Isso pode ser feito através do site facebook.com/help. A rede social ainda permite uma etapa extra de log in (além de e-mail e senha), um código especial que deve ser digitado para completar a entrada no site. Outra solução é criar uma lista de contatos confiáveis de recuperação de senha e conta. Se você quer ajudar um amigo, pode denunciar os “posts maliciosos” como spam, e ajudar o Facebook a identificar o malware.

 

A Folha de São Paulo foi a fonte deste texto e lá eles também fizeram um infográfico que orienta sobre as medidas de segurança citadas. Veja abaixo:

Blog Virtual 17.04

Um serviço de utilidade pública do Coletivo Virtual!

Tags:
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>