Sustentabilidade no smartphone: os aplicativos “verdes”

17 de janeiro de 2013

Falamos outro dia sobre os “aplicativos fitness”, que fazem de tablets e smartphones aliados na busca por uma vida mais saudável, auxiliando nos exercícios físicos. Dessa vez, vamos listar aplicativos para quem se preocupa com a sustentabilidade.

 

Desde economia de água e otimização do uso de veículos até apps contra testes feitos em animais, essa seleção é útil para todos os usuários de mobile que pretendem viver em um mundo mais ecologicamente correto. Veja:

 

Virtual Water

 

Disponível para iPhone, este aplicativo não só fornece dados sobre a quantidade de água presente em tudo que você consome, mas também faz comparações para que você escolha o que “gasta” menos água para ser produzido. Ideal para a conscientização do uso responsável do mais importante recurso natural do planeta.

Akatu Fake Shower

 

O Fake Shower simula o barulho da água do chuveiro caindo. Segundo seus criadores, ele foi criado para aqueles que ligam o chuveiro para encobrir barulhos provenientes do uso do banheiro. Para conscientizar os usuários, ele calcula a quantidade de água que seria desperdiçada, pra que você nunca mais pense em abrir em chuveiro caso não vá realmente tomar banho! O aplicativo para iPhone é grátis.

 

Sai desse banho

 

O Movimento SWU, o mesmo responsável por palestras e shows com foco na sustentabilidade, criou este aplicativo, que te ajuda a ficar menos tempo no banho. O usuário é desafiado a diminuir o tempo embaixo do chuveiro, de 5 para 4 minutos, de 10 para 8 ou de 15 para 12. Se o tempo se esgotar, ele toca uma música irritante. O “Sai desse banho”, que é gratuito e compatível com iPhone, também calcule quanta água foi economizada com a mudança de hábito.

 

Bike Sampa

 

O aplicativo auxilia no projeto de aluguel de bicicletas da Prefeitura de São Paulo em parceria com a iniciativa privada. Com ele, é possível utilizar o smartphone para comprar passes para o uso das bikes e ainda saber quais são as estações de aluguel mais próximas. E todo mundo sabe: pedalar, além de ser saudável, evita a emissão de gases nocivos pela queima de combustíveis na atmosfera.

 

Grennmeter

 

O Greenmetes mede a taxa de aceleração do carro do usuário de acordo com o combustível utilizado, aerodinâmica do veículo e o clima do local. Assim, ele calcula as características de uso do combustível. Com base nos dados, o motorista pode mudar a forma de dirigir para aumentar a eficiência e reduzir o consumo, diminuindo, consequentemente, o impacto ambiental. É disponível para iPhone.

 

Be nice to bunnies

 

Voltado para a proteção aos animais, o BNB conta com um banco de dados atualizado pela ong People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) que mostra produtos livres de crueldade animal. Com ele, pode-se pesquisar pelas categorias “empresa” ou “produto” para descobrir se o que você compra foi testado em animais. É compatível com iPhone.

 

Manual de etiqueta sustentável

 

O aplicativo traz dicas para mudança de hábitos a fim de reduzir impactos ambientais. Em português e inglês, o app reúne 50 práticas verdes, divididas em cinco temas: uso da água, energia elétrica, cidadania, reciclagem e consumo. Pode-se compartilhar as dicas por email, Twiter e Facebook, destacando quais práticas já foram adotadas.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>