Soluções sustentáveis de mobilidade urbana

17 de fevereiro de 2014
alternativa-sustentavel-bike

Desde as manifestações ocorridas na metade do ano passado, iniciadas pelo descontentamento com o aumento das passagens de ônibus, a mobilidade urbana tem sido amplamente debatida. E não é só no Brasil que o tema vem ganhando força. Em outras partes do mundo as pessoas também têm buscado novas formas para se deslocar nas cidades.

 

A questão ambiental tem sido levada em conta na hora de se pensar as alternativas. Afinal de contas, o problema do crescimento incessante do número de carros nas ruas não é só o espaço ocupado, mas a poluição gerada. Veja algumas ideias que pretendem melhorar a mobilidade nos grandes centros:

 

Bikes no Bilhete Único

ecobici

O Bilhete Único, em São Paulo e no México, já davam direito a metrôs, ônibus e trens. Desde o início desse ano o passe conta com uma novidade: a possibilidade de pagar também por bicicletas compartilhadas.

 

Edifícios com compartilhamento de veículos

vitacon

Em parceria com as empresas Joycar e Ciclomidia, respectivamente especializadas no compartilhamento de carros e bicicletas, a construtora brasileira Vitacon oferece esses serviços aos moradores de seus residenciais desde julho de 2013. Bikes e carros coletivos na garagem de casa!

 

Bandeirada Cultural

 

O aplicativo Bandeirada Cultural usa geolocalização para encontrar usuários próximos que vão ao mesmo evento cultural em São Paulo. Assim fica fácil compartilhar a corrida de táxi e pagar bem menos.

 

Bike da Firma: incentivo aos funcionários

bikedafirma

Criado em janeiro de 2014 pelo laboratório criativo Señores, sediado em São Paulo, o programa Bike da Firma busca que as empresas incentivem os funcionários a andar de bicicleta. A cada 100km percorridos nas bicicletas compartilhadas eles ganham recompensas, que vão desde uma rodada de cerveja a crédito para compra de livros. As empresas participantes pagam mensalmente pelo acesso ao site e pelo aplicativo de gerenciamento das distâncias pedaladas.

 

Fonte:

Trenwatching.com

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>