Retrospectiva 2013 do Coletivo Virtual

6 de janeiro de 2014
retrospectiva-virtual-2013

No primeiro post do ano, nada melhor do que relembrar os destaques de 2013 aqui do blog! Em todas as áreas tivemos posts que chamaram atenção. Vamos relembrar alguns deles:

 

Dicas de planejamento para e-mail marketing

virtual-na-emm-624x416

O post é do finalzinho de 2012, por isso, foi durante o ano passado que chamou mais atenção. A Virtual AD esteve presente no E-mail Marketing Brasil 2012, promovido pela Dinamize, e de lá trouxe muitas dicas para melhorar os resultados nessa ferramenta que continua super útil para o marketing digital!

 

Impacto das cores nos logotipos

info_cores_destaque-624x416

Mostramos também, em um infográfico, que as cores fazem a diferença nos logotipos. Diferentes cores geram diferentes “julgamentos subconscientes”, como se cada uma delas tivesse sua própria personalidade. Entender os sentidos de cada tom pode garantir até 80% mais reconhecimento e 73% mais compreensão da marca!

 

Campanha da ONU mostrou o preconceito contra a mulher com buscas do Google

destaque-624x416

2013 também foi um ano de ótimas campanhas. A UN Women – organização da ONU voltada para as questões de discriminação contra as mulheres – usou o recurso de buscas do Google, quando as frases digitadas se autocompletam de acordo com o volume dos termos de pesquisa para mostrar como o preconceito ainda é realidade. O resultado é surpreendente.

 

ReCaptcha: o crowdsourcing que você participa sem saber

recaptcha-624x416

Em uma internet cada vez mais colaborativa, falamos do reCaptcha, aquelas palavras digitadas para confirmação em downloads, por exemplo. O que pouca gente sabe é que apenas uma das palavras serve para você provar que não é um computador. A outra saiu de livros antigos que estão sendo digitalizados por programas especializados em transformar imagens escaneadas em arquivos de texto –  mas não foi identificada por esses softwares. Ao escrevê-la no campo do reCaptcha, os computadores cruzam as informações de vários usuários pelo mundo e confirmam a escrita certa. Pronto, você ajudou na digitalização de um livro!

 

Luz engarrafada

garrafas_lampada_011-624x416

Em um exemplo de inovação e sustentabilidade, o mecânico brasileiro Alfredo Moser passou a utilizar garrafas pet cheias de água com cloro como lâmpadas. Elas refratam a luz solar equivalendo a lâmpadas de 40 a 60W! A ideia foi adotada pela fundação de caridade MyShelter, das Filipinas, especializada em construção alternativa, e já chegou a países como Índia, Bangladesh, Tanzânia, Argentina e Fiji, onde a luz elétrica ainda é luxo para parte da população.

 

Case Virtual AD: Juiz de Fora 163 anos

cartas_personagens_jf-624x416

Em 2013 Juiz de Fora completou 163 anos. Para homenagear a cidade, a Virtual AD se juntou ilustradores Filipe Mesquita e Rian Dutra, do I’m Cartoon, para retratar os personagens famosos no município. As artes foram feitas em uma espécie de “card”, que contava com os “superpoderes” e “arqui-inimigos” de cada um – uma referência a jogos de cartas, como o Magic.

 

Facebook admite queda no alcance de orgânico dos posts de empresas

like-money

E finalmente, 2013 foi o ano em que o Facebook admitiu o que todos já sabiam: no documento Generating business results on Facebook o conselho é que as empresas considerem utilizar os ads “para maximizar a entrega das mensagens no feed de notícias”. De acordo com o Ad Age, um dos primeiros sites a dar a notícia, a queda do alcance orgânico das empresas que não investem financeiramente em anúncios continua a ser uma tendência. Esse é um dos desafios para a área no ano que se inicia!

 

Então, que venha 2014!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>