Responsividade: resposta à realidade

9 de outubro de 2014
responsividade_blog

O conceito de Design Responsivo não é exatamente uma novidade no mundo da tecnologia. A técnica surgiu há alguns anos e vem ganhando cada vez mais espaço devido à variedade de tamanhos e resoluções de tela que o mercado oferece.

 

A responsividade nada mais é que a capacidade de um layout se adaptar à diferentes telas, mudando não só o tamanho de seus elementos, mas a complexidade e organização/disposição dos mesmos.

 

Aplicar responsividade aos sites começa a entrar nos checklists básicos de demandas digitais e comunicacionais. Se uma marca quer estar presente digitalmente de uma forma adequada, deve pensar nas tendências do design. Com o crescimento do ambiente mobile e com a variedade de smartphones e tablets, o design responsivo se torna necessidade para a boa presença online. O Google já avisou que os designs responsivos elevam os sites nos resultados de buscas.

 

Veja no esquema abaixo o que acontece com um site responsivo em diferentes telas. Esta é a responsividade baseada no CSS. As modificações acontecem até com a mudança de zoom dos navegadores.   imagem 1_responsividade   Seguindo a tendência da responsividade, um site pode ter versões diferentes para dispositivos diferentes. É o caso de sites que sua versão web e sua versão mobile. A Virtual AD já tem dois sites mobile lançados, alternativas de nossos clientes ao ambiente mobile. Um dos sites é o nosso próprio, que para o mobile ganhou uma versão vertical.   imagem-2

O outro é o site da Cervejaria Barbante. Veja abaixo a comparação de alguns elementos.

imagem-3

Topo do site tradicional e do mobile. Os dois sites são verticais e no web, a barra do topo permanece fixa.

imagem-4

Diferenças visuais também foram pensadas, com o objetivo de garantir a leitura confortável em qualquer dispositivo.

imagem-5 imagem-6

A responsividade não para no layout dos sites. Ela se aplica também aos logotipos, a identidade das marcas. Isso é mais um reflexo de como as marcas querem garantir uma presença agradável nos ambientes online. O site britânico Responsive Logos, de Joe Harrison, mostra experiências de responsividade com logos famosos. Veja alguns exemplos.   imagem 7_responsividade

Responsividade é, além de tendência, necessidade de adaptação à realidade. Torne a presença online da sua marca apropriada. Se você trabalha para as marcas, estude e atualize-se!

 

Fonte: Gráffica.info | Midiatismo

Tags:
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>