R.I.P. Orkut

1 de julho de 2014
orkut blog

O que falar desse amigo que conheço há tanto tempo e realmente considero pacas?

 

R.I.P. Rest in Peace. O Orkut deve mesmo descansar em paz. Depois de o Google anunciar que vai “desligar” a rede social em setembro, não é hora de apontarmos os erros do site.

 

Teve muita bizarrice nos mais de 10 anos de existência do Orkut, mas o brasileiro se encantou com a rede mesmo assim. Podemos dizer que aprendemos a usar as redes sociais com o Orkut e se estamos vivendo no universo delas atualmente, é por causa dele.

 

Quem não se lembra das “comus”? Os fóruns temáticos do Orkut geravam uma interação nunca antes vista na internet. Claro, a maioria das comunidades era só de enfeite, mas podemos dizer que elas são as precursoras das páginas do Facebook.

 

O Orkut era confiável, legal e sexy. Será que era mesmo? Isso varia de usuário para usuário, mas muita gente curtiu essas classificações dos perfis pessoas.

 

Os saudosos perfis fakes. Houve a época de ouro dos perfis falsos no Orkut. Além de brincadeiras temáticas, estes perfis traziam a possibilidade da pessoa ser quem ela quisesse. Talvez nunca tenhamos experimentado tanta liberdade na internet quanto com os fakes.

 

Quem visitou”? O anonimato do Facebook deu mais privacidade, mas também tirou um pouquinho da graça. Ter seus passos registrados pelos perfis do Orkut e saber os passos dos outros elevava a definição de Rede Social a outro nível.

 

Não add sem scrap”. “Leio, respondo e apago”.  Quem nunca disse ou leu uma dessas frases, que atire a primeira pedra.

 

Correntes. Ah, se as correntes já eram “presentes” (para não dizer insistentes ou irritantes) no e-mail, imagina no Orkut?

 

Beija ou passa”, o precursor do “Hot or Not”, gifs, letras coloridas, desenhos feitos com símbolos variados do teclado… É, está declarado que o Orkut vai acabar e que a nostalgia vai ser incontrolável pra muita gente.

Tags:
,
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>