Perfil e preferências dos brasileiros nas redes sociais

28 de fevereiro de 2013

Quem está sempre presente nas redes sociais (assim como nós!) já percebeu algum padrão no comportamento dos usuários. Todo mundo tem aquele conhecido que só fala de política, defendendo/atacando este ou aquele partido/ideologia… Ou uma tia que sempre posta imagens fofinhas de “bom dia”, “boa tarde” e alguma mensagem de auto-ajuda (se for de “autoria” de Clarice Lispector, então, melhor ainda!).

 

Pois a agência brasileira Hello Research decidiu medir isso com a pesquisa Papo Social. Em um estudo, feito em 70 cidades brasileiras com 1,3 mil pessoas reuniu, além de outros dados, os perfis dos usuários de redes sociais.

 

Quais?

 

De acordo com a pesquisa, 1/3 dos entrevistados diz ser usuário de alguma rede social. Foram pesquisados Facebook, Twitter, Linkedin, Twitter, MSN, Google Plus, Tumblr, Myspace e YouTube. A estimativa é de que, no Brasil, o Facebook conte com 84% de adesão – o que equivale a 55 milhões de usuários. 60% destes ainda utilizam o MSN e, mais da metade, o Orkut! E você pensando que ele estava morto…

 

Onde?

 

Os usuários das redes sociais estão principalmente no Sudeste (55%). Na sequência estão Nordeste (20%), Sul (12%), Norte (7%) e Centro-Oeste (6%). Outros dados podem surpreender. Apesar da baixa concentração no Centro-Oeste, é lá que está o maior número de heavy-users: 36% ficam conectados durante todo o dia. Já a região Norte é a campeã em frequência, já que 35% dos usuários se conectam todos os dias.

 

Quem? (E o que?)

 

Mas sobre o que fala todo esse povo? Como já dissemos no início do post, cada um tem suas características, ou até mais de uma. De acordo com a Hello Research, as pessoas se agrupam mais por afinidade nas discussões do que regiões geográficas. Os usuários foram divididos em quatro grupos. Vamos a eles.

 

1º lugar: O Arroz de Festa (30%)

Dos usuários, 30% “topam qualquer parada”. Discutem praticamente qualquer assunto: esportes, atualidades, política… É neste grupo que estão os heavy-users. Ainda assim, eles falam principalmente sobre conteúdo de trabalho, compartilham mais posts de humor e comentam mais sobre política.

 

Caraterísticas comuns:

  • Quem faz parte: Homens e mulheres
  • Perfil demográfico: Todas as classes e idades
  • O que mais publica: De tudo um pouco
  • Quando gosta de um conteúdo: compartilha
  • Quando não gosta de um conteúdo: ignora

 

2º lugar: Os do Contra (27%)

Apesar de não odiarem tanto a política como os outros grupos, no fundo no fundo eles não gostam de nada (a não ser dos próprios posts). Ah!  Adoram falar mal dos posts alheios, e usam as redes mais para verem do que para serem vistos.

 

Caraterísticas comuns:

  • Quem faz parte: Mais mulheres que homens
  • Perfil demográfico: Classes A/B, entre 31 e 50 anos de idade
  • O que mais publica: Não publica
  • Quando gosta de um conteúdo: apenas vê
  • Quando não gosta de um conteúdo: Deleta o amigo que publicou

 

3º lugar: Os Hooligans (22%)

Futebol, humor e sexo. Não, não é uma mesa de bar. É o grupo formado principalmente por homens que apesar do acesso moderado, comentam muito sobre estes assuntos quando estão conectados. Eles fazem posts humorísticos e odeiam política.

 

Caraterísticas comuns:

  • Quem faz parte: Homens
  • Perfil demográfico: Classes B/C, entre 16 e 30 anos de idade
  • O que mais publica: Coisas pessoais e posts de humor
  • Quando gosta de um conteúdo: Dá like
  • Quando não gosta de um conteúdo: Ignora

 

4º lugar: As Maricotas (21%)

É o grupo com menos escolaridade, com uma maior concentração de mulheres. O “clube da Luluzinha digital” também conta com a participação de muitas donas de casa, comentando sobre a novela e repassando aquela corrente bacana de auto-ajuda.  Também odeiam política.

 

Caraterísticas comuns:

  • Quem faz parte: Mulheres
  • Perfil demográfico: Classe C, entre 25 e 35 anos de idade
  • O que mais publica: Correntes e fotos / auto-ajuda
  • Quando gosta de um conteúdo: Comenta
  • Quando não gosta de um conteúdo: Comenta com indignação

 

Outro dado que engloba todos os grupos e muito nos interessa: 58% dos usuários apontam o conteúdo irrelevante como principal motivo para deixar de seguir uma marca nas redes sociais!

 

Lembrando que nada é tão segmentado. Segundo Davi Bertoncello, diretor-executivo da Hello Research, ninguém é 100% do tempo pertencente a um dos grupos. Apenas tendemos, por nossos gostos, a um ou outro. E você? Com qual se identifica?

 

Fontes:

Blog do E-Commerce

Hello Research

Jornal da Globo

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