Os museus da internet: o que já entrou para a história da web?

9 de agosto de 2013
gangnam_style

Apesar de existir a – relativamente – pouco tempo, a internet já faz parte da história e tem sua história em particular. Assim como tudo na tecnologia digital, impressiona ver como tendências mudam e evoluem rapidamente. Alguns sites já funcionam como verdadeiros museus da web, resgatando os marcos da rede.

 

The Big Internet Museum

 

 

O Grande Museu da Internet, por exemplo, imita os clássicos museus, com uma “coleção” exposta. Entre as obras de arte estão momentos históricos da web e ferramentas/sites que fizeram essa história, como o e-mail, o cógido HTML, os emoticons

 

O museu também apresenta memes e ideais coletivas que se transformaram em virais, como Chuck Norris e os “lolcats”: quantas vezes você já viu pela internet vídeos e imagens engraçadas envolvendo gatos?

lolcats

A última obra exposta na galera do Grande Museu da Internet é o Gangnam Style, sucesso do cantor sul-coreano Psy, que conquistou a marca inédita de mais de um bilhão de acessos no Youtube. Qual será a próxima novidade a entrar para esse hall?

 

Wayback Machine

 

 

A Wayback Machine: Internet Archive tem uma proposta diferente, mas é também uma boa forma de voltar ao passado da rede. Ao se colocar o endereço de algum site no campo de busca ele mostra calendários que indicam datas com screenshots da página procurada. Quer saber como era o site do Google em 1998, ainda em fase beta? Basta procurar.

google_1998

Clique aqui para ir à Wayback Machine e faça um teste!

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>