Já acessou suas mensagens ocultas do Facebook?

6 de agosto de 2013
outras facebook

Um espaço no Facebook pelo qual você já passou despercebido muitas vezes, presente na interface da rede social sabe-se lá desde quando, mas que ganhou notoriedade… ontem! Estamos falando das mensagens “ocultas” do Facebook. Já acessou as suas?
facebook outros 02
 

Ao clicar na aba “mensagens” – bem ali ao lado de onde aparecem solicitações de amigos e notificações – junto da “caixa de entrada” está o link “outras”. E então, tem algum recado que nunca tinha visto? Eles foram enviados por usuários que não fazem parte da sua rede de amigos.

 

O porquê das mensagens ocultas

 
O assunto rendeu no Brasil depois de ter sido levantado por Ronaldo Lemos, colunista de tecnologia do site da Folha de São Paulo. De acordo com outro colunista de tecnologia, dessa vez do New York Times, as “outras” mensagens fazem parte de um projeto do Facebook, o “programa US$1 por mensagem”, que estaria sendo implantado.

 

 

Segundo David Pogue, o colunista do NYT, ao tentar enviar uma mensagem para alguém que não seja seu amigo, será preciso pagar US$1 para que ela vá para a caixa de entrada, e não para as “outras”. O Facebook justifica a cobrança como meio de evitar spam.

 

Evitar mensagens indesejadas ou monetarizar ainda mais o Facebook? Talvez as duas coisas, mas fica a cargo da opinião de cada um. Porém, uma coisa é clara. Como cita o colunista da Folha, o caso mostra o poder do design: “é fácil conduzir a atenção dos usuários para um lugar e ocultar outro. Mesmo que você acesse o site várias vezes, todos os dias.”

 

Fontes:

Folha de São Paulo

New York Times

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>