Facebook admite queda no alcance de orgânico dos posts de empresas

5 de dezembro de 2013
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Com a divulgação dessa notícia, o principal comentário nas redes sociais, principalmente entre os profissionais da área, foi “Agora me conta uma novidade!”. Já faz tempo que notamos algo de “diferente” nos alcances das publicações.

 

Em 2012, o Facebook já havia divulgado mudanças em seus algoritmos, justificando a iniciativa como uma forma de diferenciar melhor o que seria relevante ou não para cada usuário – o que, na prática, segundo a empresa, não alteraria o alcance médio das postagens e não seria feito para estimular a compra dos serviços patrocinados oferecidos.

 

Mas, agora, parece estar havendo certa contradição. No documento Generating business results on Facebook o conselho é que as empresas considerem utilizar os ads “para maximizar a entrega das mensagens no feed de notícias”.

 

De acordo com o Ad Age, um dos primeiros sites a dar a notícia, a queda do alcance orgânico das empresas que não investem financeiramente em anúncios continua a ser uma tendência. Bom, pelo menos o Facebook admitiu o que muita gente já sabia. Como isso vai alterar o trabalho em mídias sociais a partir de agora? É esperar pra ver.

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