Emojis: padrões para expressar a diversidade

2 de abril de 2014
Emojis

Você conhece os Emojis? Lembra dos Emoticons do MSN? O emojis são como novos emoticons, mas eles são usados na nova geração de tecnologias da comunicação, nos smartphones, nos apps...

Os novos símbolos fazem parte do padrão Unicode, da Unicode Consortium. O padrão permite que aparelhos eletrônicos exibam texto e símbolos de maneira uniforme.

Uma nova discussão foi levantada pela inovadora Apple. “Os emojis não representam todo mundo”. Entre os símbolos, não temos figurinhas de pessoas negras, pardas e de outras etnias que não a caucasiana. As exceções são raras. Assim, a “empresa da maçã” pediu para que o padrão Unicode seja baseado em mais diversidade e traga pessoas mais diversas etnicamente. Vale destacar que atualmente, existem símbolos de casais homossexuais, o que é algo muito positivo.

O padrão deve demorar a se alterar. Um pedido do Google por mudanças em 2007 só se concretizou em 2010 com o lançamento do Unicode 6.0. Mas um dia deve dar certo.

Isso pode parecer algo pequeno, mas não é. A diversidade não é algo concreto, é uma transformação que ainda está em curso. Um símbolo que te represente é muito importante. Não somos iguais e devemos poder nos expressar em nossas diferenças. São pequenas coisas que tem a força para mudar as ideias tortas que ainda subjulgam os “diferentes”. Aliás, diferentes por que? Nunca fomos iguais e já estamos muito evoluídos para ainda sentirmos reflexos das Idades passadas. Bora tornar tudo real/diverso?

 

Fonte: O Globo Tecnologia

Tags:
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>