Como ser mais produtivo na sexta-feira?

20 de setembro de 2013
sexta improdutiva

Sexta-feira é, usualmente, o dia em que as pessoas tendem a produzir menos. Já de olho no fim de semana e cansados da jornada de segunda a quinta, não é incomum que o nível de concentração e a produtividade sejam menores. O site Escola Freelancer postou algumas dicas para quem quer “turbinar” a sexta e colocar projetos em dia – ou, pelo menos, adiantá-los.

 

1 – Faça as tarefas mais rápidas e menos importantes

– Como na sexta-feira, principalmente durante a tarde, as pessoas estão menos disponíveis, decisões e projetos importantes acabam ficando “agarrados”. Que tal deixar para segunda e aproveitar o tempo para resolver as pequenas coisas? Se ainda há algo importante para ser definido na sexta, o ideal é usar o período matinal.

 

2 – Diminua as distrações

E-mails, sites e redes sociais costumam ser vilões do foco. Na sexta-feira, quando estamos mais cansados, a tendência é que eles nos distraiam ainda mais. Há algumas ferramentas que bloqueiam os sites da sua escolha, mas eles geralmente são pagos. Vamos fechar as redes sociais manualmente, aproveitando para treinar o autocontrole?

 

3 – Organize a próxima semana

– Caso você não consiga se concentrar nas tarefas, pode usar o tempo para programar a agenda da próxima semana. Além de usar o tempo da sexta-feira, os próximos dias acabam sendo mais produtivos, graças à organização.

 

4 – Reuniões na sexta-feira

– Elas costumam quebrar o ritmo do dia, minando sua produtividade. Então, marcá-las no dia menos produtivo pode ser uma boa forma de organizar o tempo.

 

É claro que não são regras imutáveis – elas valem para o seu dia menos produtivo, mesmo que não seja a sexta-feira. Como a realidade de cada um é diferente, ficam as dicas: adapte-as, se necessário, e garanta mais produtividade!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>