Community manager ou analista de mídias sociais?

10 de janeiro de 2014
community-manager

Um novo termo tem sido usado para melhor designar o “analista de mídias sociais”. Como as funções desse profissional tem se tornado mais amplas – e importantes para as marcas – com o crescimento da área, surge a necessidade de delimitar melhor esse perfil.

 

Quando falamos da maior amplitude das tarefas, queremos dizer que, cada vez mais, não basta apenas publicar conteúdo. O community manager é responsável pela “cara” da empresa nas redes sociais, promovendo interações e cativando consumidores. Para isso, ele precisa ter o máximo de autonomia para falar em nome da marca com agilidade – ou um relacionamento estreito com diferentes escalões e setores nas empresas que permita que a comunicação flua com a velocidade exigida pelas redes.

Mas isso já não é o que fazem os analistas de mídias sociais?

Sim, mas como ressalta o Mashable, há outras características em jogo para fazer do profissional um (bom) community manager. Não basta ter o domínio das ferramentas: ser um hard user em redes sociais não faz de ninguém automaticamente apto a se tornar community manager (e nem analista de mídias sociais). É importante ter boa organização, uma ortografia impecável – mas comunicar-se de forma leve e gentil – e saber articular áreas de conteúdo, marketing e desenvolvimento.

 

Além disso, saber utilizar o analytics para ter o feedback exato da sua comunicação e ter dedicação e paixão pela marca são outros pontos listados pelo site. Saber o que pensam os receptores da mensagem faz a diferença, e simples detalhes na voz da empresa podem significar sucesso ou… um buzz negativo.

 

Lembrando que o nome ou o cargo pode variar de uma empresa para outra, dependendo de objetivos, organogramas, etc. Mas o que não varia é a competência necessária para esse profissional, que indiscutivelmente tem um papel cada vez mais fundamental no marketing das marcas.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>