Bicimáquinas: velhas bikes se transformam em ferramentas de trabalho

5 de setembro de 2013
bicimaquina

Mostramos há pouco tempo aqui no blog a “luz engarrafada”, que já tem ajudado muito gente em comunidades carentes. Hoje, falaremos de mais uma solução inovadora que envolve reaproveitamento de materiais; uma alternativa sustentável e útil até para locais onde falta energia elétrica: são as bicimáquinas.
bicimaquina_01  bicimaquina_04bicimaquina_03  bicimaquina_04

A ONG Maya Pedal, da Guatemala, utiliza bicicletas doadas por países como EUA e Canadá para construir máquinas úteis para comunidades. Com muita criatividade e engenhosidade, pedais, rodas e correntes se transformam em moedores de grãos, bombas d’água e uma série de utilitários que necessitam apenas de algumas pedaladas para funcionar. Um quilo e meio de café, por exemplo, é moído em um minuto aos pedais.

 

A ONG é formada por voluntários de várias partes do mundo e trabalhadores locais, em parceria com cooperativas de agricultores, produtores de orgânicos e outras ONGs. Pra quem trabalha no campo, não tem água tratada e nem eletricidade, as bicimáquinas são uma verdadeira “mão na roda”. Veja o vídeo:
 

No site da Maya Pedal são disponibilizados os manuais para a construção das bicimáquinas. Mais uma iniciativa inspiradora!

 

Fonte: Hypeness

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>