Afinal, a tecnologia aproxima ou afasta?

22 de abril de 2014
Blog Celular

Essa é uma das questões mais batidas a cerca das transformações que a tecnologia causou na nossa sociedade, mas mesmo assim continua em voga e sem solução (se é que podemos considerar isso um problema que precisa de solução). A tecnologia tem nos tornado mais ou menos humanos?

 

A internet, acima de tudo, revolucionou a comunicação, no sentido mais amplo da palavra. Divulgação de informações, contato entre partes distantes, disseminação de fatos, conexão de pessoas. Engajamento, interatividade e criação de comunidades são atributos de muito valor da internet. Mas essa união de pessoas que nem se conhecem ultrapassa o virtual e influi no real? Mas, o virtual não é real? Por que pensar nos dois como diferentes ou opostos? Não estão interligados?

 

O parágrafo acima trás uma pequena dose dessa problemática da vida versus tecnologia. Corpo, mente e computador formam o novo tripé do trabalho no mundo. E também das relações pessoais (por que não?). As nossas relações mais íntimas se expandem para o meio virtual, pois a tecnologia trouxe isso de bom pra gente: distância não é mais sinônimo de ausência (talvez apenas de presença virtual).

 

A imagem que ilustra este post mostra indivíduos com a mente dividida (pra não dizer totalmente ausente). Esta é uma obra de Bansky. Comentários sobre essa imagem, divulgada na internet, dizem: “Que triste! Como as coisas mudaram”. Mas a mudança tem realmente que ser tomada como triste?

 

Equilíbrio, consciência dos diferentes setores da vida, consciência do que realmente é importante… Essa é a chave para aproveitarmos tudo que nos importa, sem prejudicarmos um ou outro setor. Tecnologia e internet são boas. São ferramentas. Por serem ferramentas, só podem ser consideradas “negativas” se mal usadas por nós. Se a tecnologia alguma vez fez mal, foi por nosso mau uso dela.

Tags:
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>